Acadêmicos do 5º semestre de Fonoaudiologia participam de visita técnica à Associação Pestalozzi, em Fortaleza

No último dia 15 de junho, os acadêmicos do 5º semestre do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram de uma visita técnica à Associação Pestalozzi, em Fortaleza. O momento fez parte das atividades da disciplina de Práticas do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem, ministrada pela docente Profa Me. Vitória Feitosa Costa.

Atuando há mais de 66 anos na assistência e desenvolvimento da pessoa com deficiência, a associação é uma instituição sem fins lucrativos que vive de doações. O local conta com uma estrutura de Atendimento Educacional Especializado (AEE) composto por professores cedidos pelo Governo do Estado do Ceará e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

A associação tem apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma equipe multiprofissional composta por: Médicos neuropediatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Durante o momento, os alunos receberam orientações sobre o funcionamento e atendimento da instituição e dos assistidos, através de palestras, estudo de prontuários e passagem por todos os espaços utilizados.

Além disso, sob o acompanhamento das equipes de atendimento e demais professores, os discentes vivenciaram a realização de momentos lúdicos com os atendidos no local.

A visita foi orientada e supervisionada pela Profa Me. Vitória Feitosa Costa, que falou sobre o momento servir como experiência e aprendizado. “Ressalta-se a importância dessas oportunidades de vivência-prática como fator agregador de conhecimento na práxis fonoaudiológica e na aprendizagem dos nossos discentes, corroborando com a função do futuro profissional de saúde. Tendo em vista que o profissional de excelência deve buscar não apenas o conteúdo teórico, mas também a prática aliada às questões humanas e sociais que permeiam a sociedade”. Declarou.

Sobre o curso de Fonoaudiologia do UNINTA
O curso tem duração de 4 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios.

O processo seletivo para as turmas de 2022.2 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.