Acadêmicos do 3º semestre da Educação Física do UNINTA participam de tradicional cerimônia de práticas e estágios

Na quinta-feira, 09 de março, 14 acadêmicos do 3º semestre da graduação de Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da cerimônia de práticas e estágios. O evento foi realizado no auditório Professora Eliana Aragão, no Complexo Odontológico do Campus Sobral, contando com a presença também de docentes, familiares e convidados.

A celebração solene, tradicionalmente, é promovida pelos cursos da saúde em alusão à entrada dos acadêmicos no mercado de trabalho e tem como propósito dar as boas-vindas ao ingresso nos campos de práticas.

“Esta cerimônia tem como objetivo principal integrar e socializar os discentes no início das suas atividades disciplinares e obrigatórias de vivências práticas. É um momento ímpar de partilha e aproximação também de seus familiares com a instituição, que os conduzem a essa abertura inicial no mercado de trabalho”. Declarou o coordenador do curso, Prof. Esp. Laércio Coutinho.

Durante a cerimônia, foram entregues os jalecos e os alunos receberam crachás com as suas respectivas identificações do estágio. O Gestor de estágios e de laboratório do curso, Prof Dr. Tiago Santos Mendes, relacionou os locais onde os discentes atuarão.

“É um evento que marca o ingresso nas vivências e estágio na saúde coletiva. Desde 2020, o profissional de Educação Física está inserido no trabalho intra hospitalar em contexto clínico de atendimento, por isso os nossos acadêmicos irão atuar em 3 campos específicos: na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no NAPI (Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas) e na escola de Saúde da Família. Temos ainda um 4º campo em processo de construção da parceria, que é o Hospital Regional”. Evidenciou o Gestor de estágios.

O uso do Jaleco
O jaleco é a vestimenta característica do profissional da área da saúde e desde 2005 o profissional de Educação Física é instituído como profissional da área da saúde.

Além de ser um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Curso de Educação Física do UNINTA é nota Máxima no MEC
O UNINTA oferta as modalidades de licenciatura e bacharelado do curso. O estudante pode escolher uma das opções de acordo com o que deseja profissionalmente e se formar em 4 anos ou ainda pode concluir a graduação como licenciado e bacharel, aproveitando as disciplinas, em 5 anos e meio, aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Nos campos de estágio, os acadêmicos podem atuar no Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI), que atende a comunidade com atividades multidisciplinares de saúde, além convênios com empresas e redes municipais de Sobral e região, que permitem conhecer diferentes áreas da profissão, contribuindo com uma formação sólida e completa.

O processo seletivo para as turmas de 2023.1 está aberto para o curso e as inscrições podem ser feitas em: uninta.edu.br/vestibulares.