Acadêmicos do 1º semestre do curso de Gastronomia do UNINTA recebem Dólmã em Cerimônia solene

Na quarta-feira, 15 de junho, os acadêmicos do 1º semestre do curso de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da cerimônia solene de entrega do Dólmã (roupa de chef de cozinha). O evento foi realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de Pró-Reitores, diretores, professores, familiares e convidados.

A vestimenta é um equipamento de Proteção Individual – EPI, portanto, o uso é obrigatório nas aulas práticas do curso. Além disso, a realização da cerimônia da Dólmã foi implementada para que os discentes de Gastronomia reconheçam a importância do uniforme para um profissional de cozinha.

A Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, falou sobre a formalidade da realização da cerimônia. “Eu acredito que é um momento muito importante para todos. Assim como os outros cursos, a gastronomia também tem a sua vestimenta e a sua simbologia em torno do Dólmã. Ficamos lisonjeados com a receptividade dos alunos e com a emoção que este evento proporciona”. Declarou.

Para o coordenador do curso, Prof. Sávio Sampaio, a cerimônia marca a transição da teoria para a prática, “o evento é muito importante para a vida dos nossos acadêmicos. Agora sim, eles estarão aptos a ingressarem nas atividades práticas. Além disso, destaco que a vestimenta que eles estão recebendo hoje, não será utilizada somente na graduação, ela vai muito além disso, levando também para a vida profissional”. Finalizou.

“O sentimento é de gratidão. Estávamos esperando ansiosamente por este dia. E hoje estamos aqui, sentindo uma grande emoção, percebendo que é totalmente diferente do que imaginava, a cerimônia superou todas as minhas expectativas. Sempre via na tv os grandes chefes de cozinha e sonhava em vestir o Dólmã, e hoje estou realizando este sonho. É uma grande honra”, destacou o acadêmico Luiz Henrique.

A cerimônia foi transmitida pelo Canal Oficial do UNINTA, no Youtube, e está disponível para acesso.

Sobre o curso de Gastronomia do UNINTA
O curso de Gastronomia do UNINTA tem duração de 2 anos e 6 meses e prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares.

O curso oferece aos estudantes a prática aliada ao conhecimento teórico desde o início. Além de valorizar a cultura tradicional gastronômica local procurando desenvolver a percepção inovadora de cada aluno. E, ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança alimentar, processos industriais e legislação relacionada à indústria alimentícia.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2022.2 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.