Acadêmicos do 1º semestre de Fonoaudiologia participam da tradicional Cerimônia do Jaleco

Na noite da quarta-feira, 16 de novembro, os acadêmicos do 1º semestre do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. O momento foi organizado no Auditório Professora Eliana Aragão, no Centro de Ciências da Saúde, reunindo docentes, alunos, familiares, amigos e convidados.

O evento faz parte do ciclo de formação de todos os discentes da área da saúde, marcado por acolher o ingresso nas práticas dentro do curso. Os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas. Em seguida, foram realizadas homenagens aos pais e docentes e a leitura do juramento, proferida pela acadêmica Fabiane Mendonça.

A Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Profa. Me. Edine Dias Pimentel Gomes, relatou a importância do cuidado aos pacientes e a representação do momento como o início da jornada de cada profissional fonoaudiólogo. “Essa cerimônia é de grande relevância, pois oportuniza aos alunos conhecer a importância e a responsabilidade do uso do Jaleco, que será usado como forma de proteção, e a sua cor representa bondade, limpeza e tranquilidade”, evidenciou.

“O jaleco tem um significado muito importante, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza, que são pilares fundamentais de amor, eficiência e cuidado com o próximo. A cerimônia do jaleco foi e será um momento singular, onde pude confirmar para mim, para a minha família e amigos que estou no caminho certo e que a fonoaudiologia irá me permitir alcançar voos ainda mais altos. As homenagens e o juramento foram emocionantes, difícil foi conter as lágrimas! Seguirei firme com empenho e num futuro breve estarei contribuindo de forma profissional, levando mais qualidade de vida para a nossa sociedade”, destacou a acadêmica Lizanda Costa.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o curso de Fonoaudiologia do UNINTA
O curso tem duração de 04 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios.

O processo seletivo para as turmas de 2023.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.