Acadêmicos do 1º semestre de Fonoaudiologia do UNINTA participam de Cerimônia do Jaleco

Na quinta-feira, 30 de março, os acadêmicos do 1º semestre da graduação de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de docentes, estudantes e familiares.

Durante a solenidade, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Em seguida, prestaram o juramento reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão.

Profa. Dra. Edine Dias Pimentel Gomes, Coordenadora do curso, frisou que faz questão de realizar esse evento logo no início da graduação para justamente ser incorporado à responsabilidade profissional. “É um momento que consideramos muito importante, pois é o pontapé inicial para eles se sentirem acadêmicos da área da saúde. O jaleco vai acompanhá-los para a vida inteira da profissão, essa vestimenta representa o amor, cuidado e zelo que eles terão com as pessoas”. Concluiu.

“É uma emoção muito grande. Desde pequena sempre fui apaixonada pelo curso. Estou muito feliz por estar aqui com a minha família. O sentimento é de gratidão e responsabilidade para os nossos futuros pacientes.” Pontuou a estudante Kamily Veras.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o curso de Fonoaudiologia do UNINTA
O curso tem duração de 04 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios.

O processo seletivo para as turmas de 2023.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.