Acadêmicos do Curso de Odontologia do UNINTA realizam atendimentos gratuitos para a comunidade da Fazenda da Esperança

Na sexta-feira, 18, os acadêmicos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) desenvolveram diversas atividades e ministraram cuidados odontológicos à comunidade da Fazenda da Esperança. A visita teve como objetivo oferecer suporte e apoio a situação de vulnerabilidade de muitas famílias assistidas pela fazenda. A ação foi supervisionada por professores do curso, que ficaram responsáveis por avaliar e monitorar os serviços.

Todos os pacientes foram atendidos em uma clínica móvel do UNINTA, que foi levada até o local. A estrutura foi preparada e equipada com um consultório capaz de atender até 04 pacientes simultaneamente. Além disso, os estudantes levaram orientações a respeito da escovação adequada e cuidados com a saúde bucal.

Estendendo os serviços à comunidade e levando a humanização nos atendimentos odontológicos, o momento propiciou também a oportunidade aos alunos de aprofundarem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades significativas para a sua formação profissional teórica e prática.

A acadêmica do 8º semestre, Ana Carolina Aguiar, reforçou e destacou a importância da realização do momento para a sua formação. “É um prazer estar aqui, sei que estou fazendo parte de algo muito grande, ajudando o próximo e aprendendo. Eu acredito que esse momento agrega não só em prática, mas também como ser humano. Aqui estamos tendo uma experiência maravilhosa e isso está me preparando para a vida profissional. Acho que todos os profissionais da saúde necessitam oferecer um serviço mais humanizado”. Pontuou.

Presidente do Projeto de Extensão do curso de Odontologia ‘Anjos do Sorriso’, Louise Menezes explicou a finalidade do programa. “O nosso projeto existe desde agosto de 2021 e busca abranger pessoas com vulnerabilidade social ou que não têm acesso aos serviços de saúde bucal. Estamos com muitas ideias e com interesse em levar esse momento para outros lugares, em localidades mais próximas. É por meio desses momentos que temos uma noção muito maior da nossa profissão, isso nos enriquece não somente como profissionais, mas também como pessoas”. Ressaltou a discente.

Conheça a Fazenda da Esperança
Responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas e com uma vasta experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda é uma comunidade terapêutica que regenera vidas e fica a 28 km de distância da cidade de Sobral.

Sobre o Curso de Odontologia do UNINTA
Autorizado com nota máxima pelo MEC, a graduação em Odontologia do UNINTA possui hoje a maior estrutura física do estado do Ceará. O curso possui laboratórios de ciências básicas, laboratórios de habilidades odontológicas, além de pré-clínicas e uma clínica-escola com 16 mil metros quadrados e capacidade para mais de 80 atendimentos simultâneos.

Ao longo de 5 anos, os acadêmicos aprendem a exercer a profissão com metodologias modernas e professores qualificados, com experiência profissional e docente. Além da teoria em sala de aula, os alunos têm diversas oportunidades para adquirir conhecimento, através de projetos que atendem a comunidade, monitorias, ligas acadêmicas e centenas de campos de estágios.

As inscrições para a turma de 2022.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares. O curso pode ser financiado em até 97% pelo FIES.