Acadêmicos cantores da Fonoaudiologia do UNINTA gravam clipe musical com mensagem de esperança

Para encerrar o Mês da Voz, o Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) preparou um clipe musical estrelado por acadêmicos de diferentes semestres, cantores e compositores. A ação traz uma mensagem de esperança neste momento de pós-pandemia e conflitos mundiais.

Os 4 estudantes, Gabrielle Aquino (1º semestre), Madson Ximenes (2º semestre), Alexandre Muniz (1º semestre) e Giovanna Morais (5º semestre) gravaram, nas dependências da instituição, um clipe para a música Dias Melhores, da banda de pop rock nacional Jota Quest.

A estudante e cantora Gabrielle Aquino comentou sobre a gravação. “Foi uma experiência gratificante, principalmente pelo acolhimento de toda a equipe e por poder trabalhar com outros estudantes tão talentosos. Nesse momento de grandes incertezas essa música apresentada trouxe um sentimento ainda maior de esperança. Pude cantar com um sorriso no rosto, já que muitos passos para estes dias melhores vêm sendo dados”, disse.

Já Madson Ximenes falou sobre a importância da voz. “Para mim a voz é uma ferramenta de trabalho, e também do dia a dia. Todos os dias usamos a nossa voz para diversas situações, é a nossa forma de comunicação como sociedade, sem dúvidas, a voz é algo que deve ser cuidada e bem tratada.”

“O vídeo foi idealizado para comemorarmos o mês mundial da voz , que nos traz uma alerta para os sintomas de rouquidão persistente que podem ser indicativos de patologias cancerígenas para todos que fazem o uso exagerado de bebidas alcoólicas, como também o uso excessivo de cigarros. Os protagonistas do vídeo são estudantes do curso de Fonoaudiologia, e realizam também atividades como o canto e que reconhecem a importância de uma boa quantidade vocal para se ter uma excelente comunicação. É um presente do curso de Fonoaudiologia para todos os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho”, declarou a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Profa. Me. Edine Dias Pimentel Gomes.

O vídeo pode ser assistido no perfil da instituição no Instagram ou no Youtube.

Sobre o Mês da voz

No mês de abril, o dia 16 foi estabelecido em 1999 como o Dia Mundial da Voz e tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como favorecer a identificação de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida.

Sobre o curso de Fonoaudiologia do UNINTA

O curso tem duração de 4 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios. Ele trabalha ainda com preparação vocal de cantores. Pessoas que desejam atuar nesta área artística também podem escolher o curso para desenvolver o canto.