Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA participam da Cerimônia do Escalímetro

Na quarta-feira, 22 de junho, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu a II Cerimônia do Escalímetro. O evento, realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, contemplou 32 discentes do 1º semestre, da turma 28 e marcou o início da trajetória acadêmica na instituição.

Durante a noite solene, os alunos receberam de seus padrinhos e madrinhas, o escalímetro, um objeto comum no dia a dia do profissional arquiteto, em alusão a nova jornada que os calouros irão trilhar. No momento simbólico em que os alunos afirmam seu compromisso com a aprendizagem e com as boas práticas relacionadas ao Curso.

O instrumento, em formato de prisma triangular com seis réguas com diferentes escalas, é utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas. Para os profissionais da Arquitetura e do Urbanismo o escalímetro simboliza a ideia de referência, precisão e ao mesmo tempo flexibilidade na concepção projetual.

Com o Escalímetro, os acadêmicos iniciam a produção gráfica de projetos, em um processo interdisciplinar, resultado da relação entre um contexto, condicionantes espaciais, ambientais, legais, econômicas, sociais, e referências pessoais, profissionais e princípios teóricos que norteiam a materialização de uma ideia.

“É uma cerimônia importante, pois devemos colecionar momentos especiais durante a graduação e este é o primeiro. Foi incrível juntar toda a turma, professores e as famílias. Agora vamos iniciar um novo trajeto”. Destacou o acadêmico Mateus Sousa.

Em sua fala, a Coordenadora do curso, Profa. Me. Natália Alexandre Costa, deu as boas-vindas aos estudantes e explicou o significado da cerimônia. “Os alunos estavam bem ansiosos para este momento e decidimos fazer esse evento logo no primeiro semestre, pois ele serve para marcar o começo da jornada do acadêmico no curso. E a escolha do escalímetro é porque ele será um instrumento muito importante para eles, tanto na graduação como na profissão. A cerimônia também serve como incentivo e uma comemoração para eles, pois sabemos das dificuldades que é uma graduação, além de ser uma celebração muito importante para trazer a família para conhecer a nossa instituição”. Evidenciou a gestora.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com nota 4 e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental. Promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características. Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2022.2 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.