Acadêmico de Farmácia do UNINTA é aprovado em 1º lugar no Mestrado em Ciências da Saúde da UFC

Antes mesmo de começar o curso de Farmácia, o estudante do UNINTA, Guilherme Mendes Prado já almejava o grau de mestre. Foi com esse pensamento que o jovem de 22 anos construiu os 5 anos de graduação. Agora, com a data da sua colação de grau marcada para janeiro de 2020, ele se prepara para iniciar o Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral.

Guilherme alcançou o 1º lugar na seleção do concorrido mestrado, na Área de Biologia Molecular e Microorganismos, com Área Temática de Bioprospecção de Produtos Naturais com Atividade Antimicrobiana. “Comecei a pensar no mestrado antes mesmo de entrar na faculdade, sempre o colocando como meta nos meus planos acadêmicos. Deste modo, durante toda minha graduação me esforcei para alcançar esse objetivo, sendo um aluno que sempre estava disposto a desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com os professores do curso de Farmácia”, explica.

Farmácia, Pesquisa, Ensino e Extensão

A escolha pela carreira de farmacêutico veio no final do ensino médio, junto com a nobre vontade de contribuir com a saúde das pessoas na prevenção e cura de doenças. “Foi um curso no qual vi oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que poderiam ajudar a população, além disso tive bastante influência da farmacêutica bioquímica Ticiana Mont’Alverne, que me mostrou o mundo das Análises Clínicas e como uma pessoa dentro do laboratório pode ajudar a sociedade.”

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Me. Olindina Ferreira Melo, o engajamento nas atividades ofertadas ao longo da graduação são imprescindíveis para o bom desempenho do egresso em seleções como a de mestrado. “Os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar a prática da profissão nos projetos de iniciação à pesquisa; o ensino, através da monitoria; e a extensão, no projetos que possuem contato direto com a comunidade, sempre acompanhados por um corpo docente qualificado e pronto para oferecer a melhor aprendizagem”, comenta.

Plantas Medicinais e o Projeto

Já na faculdade, Guilherme descobriu o interesse por disciplinas que possuíam aulas práticas, principalmente microbiologia, botânica e farmacognosia. No segundo semestre, juntou-se a um grupo de estudos que viria a estudar as plantas medicinais da serra da Meruoca. “Me encantei cada vez mais com as plantas medicinais e o seu potencial para cura de doenças. Tive uma jornada acadêmica, majoritariamente, voltada a estudar plantas medicinais em laboratório e nas comunidades, por intermédio das atividades da LAPLAM, Liga Acadêmica de Plantas Medicinais, que atualmente é coordenada pela Profa. Me. Magda Elisa, na qual sou também vice-presidente.

A afinidade com as plantas foi ainda um importante fator na produção do projeto que Guilherme submeteria para a seleção do mestrado desejado. “Foi algo bastante desafiador, pois se tratava de uma temática relativamente nova para mim, que seria estudo do potencial antimicrobianos de óleo essencial. Entretanto, escolhi plantas que eu já tinha certa familiaridade para facilitar o processo, que seria de aproximadamente de um mês, para terminar de escrever o projeto e enviar para a pós-graduação da UFC.

Conquista

Com o aguardado resultado da seleção para o mestrado oficialmente publicado no dia 4 de dezembro, Guilherme enfim se prepara para colar grau ao lado dos seus colegas de graduação no próximo mês de janeiro e dar início a um novo ciclo em sua vida.

“Quero agradecer aos meus pais, Antônio Cláudio Prado e Adriana Prado, que sempre me deram total apoio. À professora Magda Turini, Roberta Lomonte, Olindina Melo, Chisleny Aguiar, Bruna Linhares e a todos o outros professores do curso de farmácia, e de outros cursos,  que me incentivaram e apoiaram nessa conquista. E aos meus amigos do coração que sempre me ajudaram”, concluiu o acadêmico.