Pesquisar
Close this search box.

Acadêmicos de Arquitetura visitam o Horto Municipal

A turma de Arquitetura Paisagística 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo UNINTA, visitou o Horto Municipal de Sobral. A visita ocorreu no dia 16 de agosto e foi auxiliada pelo coordenador do Horto, Jorge, e pela Profa. Esp. Alexandra Risello.

O Horto Municipal da cidade surge como um auxílio ao Plano de Arborização da cidade, que visa o replantio de novas espécies arbustivas nativas na cidade, para melhorar e auxiliar na preservação e na difusão do paisagístico local. Situado no Serrote do Piaba, distrito de Bonfim, o Horto é gerenciado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), tendo uma produção anual de 100.000 mudas de diferentes espécies (nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais).

“É de extrema importância que os acadêmicos – futuros arquitetos e urbanistas – conheçam as iniciativas locais, de cuidados com a paisagem, com o paisagismo da cidade, além de conhecer as plantas do bioma local, as espécies mais indicadas para a cidade e as plantas que são de fácil acesso da população. A visita com os acadêmicos tende a aproximá-los das vegetações locais comercializadas e produzidas”, explicou a professora da disciplina, Alexandra Risello.

O plano de arborização do município visa trazer a cidade o equilíbrio entre paisagem e desenvolvimento econômico, contribuindo para a criação de uma memória educativa social, onde cidadão e meio ambiente caminham lado a lado.

“O horto municipal trabalha com muitas plantas nativas, com espécies desde vegetação decorativa, medicinal, arbustiva, aquática e espécies arbóreas de sombreamento de grande utilidade para a cidade”, pontuou Alexandra. A sustentabilidade impera no local, pois o Horto recebe da população sacos de grãos e garrafas pets, instrumentos usados para o cultivo das mudas, uma iniciativa fantástica, uma vez que tira do meio ambiente materiais que levariam décadas para se decompor.

Fechar
modal