Egresso do curso de Medicina Veterinária UNINTA conquista aprovação no mestrado

Levando consigo desde pequeno o amor pelos animais e a vontade de ser professor, Jairo Alves Ramos, egresso do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na nova fase de sua vida profissional, ele dará continuidade às pesquisas iniciadas na graduação.

Jairo, hoje com 26 anos, relembra antes de tudo que sua profissão o escolheu. “Sempre tive uma paixão pelos animais, mas nunca enxerguei isso como pré-requisito para ser médico veterinário porque, na minha concepção, amar os animais não é o suficiente para exercer essa profissão. Após algumas tentativas frustradas de me encaixar em um curso, amigos me questionaram por que não a medicina veterinária e foi desse modo que abri meus olhos, decidi encarar e me encantei, melhor escolha da minha vida”, relatou.

Além do amor pelos bichos, o médico veterinário conta também que sua escolha por seguir no mestrado é antiga. No UNINTA, ele encontrou na graduação o caminho para o sucesso profissional. “Desde criança sempre quis ser professor de ensino superior, então, depois que percebi que para alcançar esse objetivo precisaria de mestrado e doutorado, já entrei na faculdade com esse foco. A experiência com a docência durante as monitorias só reforçou esse sonho.”

Durante a trajetória no curso, Jairo foi monitor em 7 disciplinas e assim ganhou experiências além da sala de aula, como o contato com os docentes. Um deles, a Profa. Dra. Cíntia Almeida, relatou que o egresso sempre foi um aluno participativo. Ela continuará ao lado do egresso durante o mestrado, na produção de pesquisas.

“Ele vem me acompanhando em monitorias nas disciplinas de Ética e Deontologia Veterinária e Medicina Veterinária Legal, fazia parte do grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS), sendo inclusive o presidente do grupo por 3 semestres, grupo do qual sou coordenadora, e delineamos um projeto em conjunto com a professora Diana Célia, da UECE, com o objetivo de identificação e gradação de maus-tratos em animais domésticos”, comentou a docente.

Cheio de novos planos para a carreira, Jairo fala ainda sobre o que é preciso para alcançar os objetivos e deixa dicas para quem sonha com o mesmo caminho. “O primeiro passo sempre será a persistência. Ademais, possuir uma boa relação com a coordenação e com o corpo docente proporcionará grandes oportunidades durante e após a graduação. O networking pode ser essencial em oportunidades de mestrado/residência. O interesse para realização de monitorias e iniciações científicas proporcionará qualificação e enriquecimento curricular, o que nos leva ao passo final que é possuir um currículo atualizado e bem fomentado. Sonhar não é o suficiente, tem que correr atrás, manter o foco e o comprometimento desde o primeiro dia de aula.”

Medicina Veterinária no UNINTA

Primeiro curso privado de Medicina Veterinária do Ceará, a graduação do Centro Universitário Inta (UNINTA), com duração de 5 anos, proporciona aos acadêmicos uma formação completa, com destaque para as práticas realizadas desde os primeiros semestres em espaços próprios da instituição, como o Hospital Veterinário de grandes e pequenos animais e a Fazenda Experimental. As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.