Sobre o Curso
O Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA) visa atender à demanda educacional que se avoluma na região, estabelecendo um vínculo social e comunitário para o crescimento da região do Noroeste do Ceará. Com projeto pedagógico calcado na Legislação pertinente, em especial na Resolução Nº. 01, de 15 de maio de 2006 e no Parecer Nº. 05, de 13 de dezembro de 2005, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.
O curso está organizado em 08 semestres que correspondem à 04 anos, sua proposta curricular objetiva formar um perfil profissional de excelência, contamos atualmente com salas de aula confortáveis e equipadas com multimídias, Laboratório de Ensino (LAPES) e uma BRINQUEDOTECA. Sob a orientação de professores qualificados, os alunos participam de projetos de monitoria, PIBID (recebem bolsas CAPES de iniciação à docência), e estágios nas escolas de Educação Básica e outros espaços educativos escolares e não-escolares, objetivando à partir da teoria adquirida no curso desenvolver uma práxis diferenciada e efetiva. , prestando serviços por meio do desenvolvimento de práticas importantes para a formação pedagógica. Desenvolvem atividades complementares diversas: seminários, simpósios, pesquisas qualitativas inerentes à área, importantes para a iniciação científica e projeto de educação continuada.
Os 03 estágios obrigatórios ofertados pelo curso acontecem em Sobral e região, muitos alunos conseguiram emprego a partir do bom desempenho que apresentaram nestas instituições, temos egressos que passaram recentemente em concursos públicos não só em escolas mas em espaços de saúde como CRAS.
O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do pedagogo, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo, a atuação solidária, para o desenvolvimento da sociedade por meio de conteúdos essenciais no atual contexto de reforma dos paradigmas educacionais.
Como parte de um projeto maior que é o do Centro Universitário Inta (UNINTA), associa os limites de uma expansão institucional já estabelecida às previsões da demanda social e econômica relacionadas ao mercado de trabalho para o pedagogo; assenta os contornos das prioridades correspondentes na perspectiva das ações de índole comunitária e das funções extensionistas da qual se articulam as atividades que, no plano acadêmico, científico e cultural, desenvolvem-se como tarefas indissociáveis e complementares.
Ao longo destes anos, desde sua autorização pelo MEC em 2007, buscamos aprimorar nossa proposta curricular através de fóruns de professores e alunos, visando primar por um Perfil Profissional que atenda as necessidades sociais vigentes. O currículo do curso possibilita formar um profissional que domina conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos, capaz de atuar com compromisso ético e político para além dos muros da escola, nossos alunos entendem que podem trabalhar como professores, gestores bem como em empresas, hospitais, ONGs, etc.
Espera-se que o egresso possa utilizar a práxis pedagógica, visando as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre, sendo capaz ainda de atuar, como agente de transformação da realidade em que se insere, assumindo assim, seu compromisso histórico.
Objetivo Geral
O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA) visa à formação de profissionais qualificados, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação brasileira e com o desenvolvimento do processo de educação permanente de cada indivíduo.
Objetivos Específicos
- Propiciar a formação do futuro educador, com vasto domínio dos conhecimentos teóricos e científicos do processo ensino-aprendizagem e da criatividade no campo educacional.
- Formar profissionais com uma visão global, habilitados a compreender as transformações emergentes do contexto social, político e econômico no qual ele próprio está inserido e no contexto mundial.
- Dominar os conteúdos básicos das áreas de conhecimento, objetos de sua prática docente, apto a resolver problemas da prática docente e da dinâmica escolar primando pela aprendizagem dos alunos.
- Obter a plena compreensão e a capacidade de atuação sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e as relações desta com a sociedade onde se insere.
- Avaliar, dimensionar as características socioculturais e pedagógicas capazes de sistematizar e socializar sobre a prática docente.
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.
- Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades.
- Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento.
- Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida.
- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.
Vale ressaltar, que na ultima avaliação do MEC em 2013 o Curso de Pedagogia obteve CONCEITO 5, sendo a maior nota estabelecida pelos avaliadores, coroando com êxito um trabalho de excelência cunhado por gestores e professores que contam com apoio e estrutura desta IES, para colocar em pratica um programa de formação de educadores dentro dos parâmetros estabelecidos nacionalmente.
Quem faz Pedagogia no Centro Universitário Inta (UNINTA) com certeza tem possibilidade de tornar-se um profissional que faz a diferença no mercado de trabalho.