Odontologia

SOBRE A CARREIRA

CONHEÇA A ODONTOLOGIA

A odontologia previne, realiza diagnóstico e trata diversos problemas de saúde relacionados
ao sistema estomatognático, compreendendo a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO

No mercado de trabalho, a odontologia é uma profissão com muitas oportunidades e salários atrativos. O cirurgião-dentista pode atuar em clínicas particulares, unidades básicas de saúde da família, centro de especialidades odontológicas municipais e regionais. Hospitais na gestão pública e privada, e nas cooperativas. Além da pesquisa e docência.

As especializações permitem que o profissional tenha ainda mais opções. A ortodontia, periodontia, implantodontia, dentística restauradora, odontologia legal, estomatologia, endodontia, e cirurgia são algumas áreas que o dentista pode escolher para aprofundar-se e, dessa forma conquistar o espaço que almeja em sua carreira.

ESTUDE ODONTOLOGIA NO UNINTA

O Curso de Odontologia do UNINTA foi autorizado pelo MEC com nota máxima (5), tendo sido o primeiro curso de Odontologia privado da Região Noroeste do Estado do Ceará. Na Odontologia do UNINTA, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe, sempre respeitando a profissão e seus pacientes, para que se tornem grandes cirurgiões-dentistas, tanto no aspecto ético, quanto no técnico. Sob a supervisão de professores experientes e qualificados, os acadêmicos desenvolvem todas as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.

A infraestrutura do curso possui espaços, tais como laboratórios de ciências básicas, laboratório de habilidades odontológicas, laboratório pré-clínico e, contará com uma clínica odontológica, em 2021, com capacidade para atender pacientes de Sobral e municípios da região Noroeste do estado. A clínica odontológica do UNINTA finaliza os preparativos para ser uma das maiores e mais modernas do Norte-Nordeste do Brasil.

Além da teoria em sala de aula, os acadêmicos têm diversas oportunidades para adquirir conhecimento, através de projetos que atendem a comunidade, projetos de extensão, monitorias, ligas acadêmicas e campos de estágios, tendo como destaques a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o Hospital Regional Norte e diversas prefeituras do estado, além de inúmeros equipamentos do governo do Estado do Ceará.

GRADUAÇÃO E ALÉM

Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.

SOBRE O CURSO

Sobre o Curso

Curso modular, a graduação em Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) busca inserir os discente na atenção primária desde o 1º semestre. Pretende envolver os discentes ao longo do Curso, com a percepção das obrigações morais dos profissionais da saúde, sua conscientização da realidade da comunidade onde está inserido o seu Curso e que seus estudantes respeitem as pessoas, expressos como indivíduos autônomos, façam o bem e saibam agir com justiça e equidade, sendo capazes de lidar com as desigualdades sociais, econômicas e de saúde. Há que ressaltar que a pura e simples ministração das aulas, em nenhum momento substituirá o envolvimento dos estudantes com a comunidade.

Áreas de Atuação

Atua nas áreas de odontologia legal e saúde coletiva, dentística, prótese e prótese maxilofacial, odontopediatria e ortodontia, radiologia, patologia, estomatologia, periodontia, traumatologia bucomaxilofacial e implantodontia. Trabalham por conta própria ou como assalariados em clínicas particulares, cooperativas, empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Gestão de saúde pública e docência na educação superior também são áreas possíveis.

Estrutura

O curso nasceu com uma estrutura laboratorial de ponta, composta por laboratórios de Ciências Básicas (Anatomia, Microscopia, Bioquímica e Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia) e laboratórios específicos (de Pré-Clínica Odontológica e Laboratório de Prótese)

O Profissional

Regulamentação

Instituído em 25 de outubro de 1884 por meio do decreto No 9311 junto aos cursos de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. A profissão de Cirurgião-Dentista é exercida no país por meio da regulamentação da lei No 5081,de 24 de agosto de 1966.

Conselhos: Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Conselho Federal de Odontologia (CFO)
Profissionais em atividade no Brasil: cerca de 220 mil

VAGAS PARA MONITORIA
Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Material áudio-visual: Acessar
Ementário das disciplinas: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Projetos de Extensão: Acessar
Plano de regresso: Acessar
Anais da III JOUNI: Acessar
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

Coordenação do Curso

Conheça o UNINTA

Acontece na Odontologia