Medicina – Campus Sobral

SOBRE A CARREIRA

CONHEÇA A MEDICINA

A Medicina é a área da saúde responsável pela identificação, tratamento, cura e prevenção de doenças em humanos. Entre as atribuições de um médico estão os diagnósticos, exames clínicos, prescrição de medicamentos e a realização de procedimentos cirúrgicos em diferentes níveis de complexidade.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Profissional com uma das melhores remunerações do Brasil e alta taxa de empregabilidade, o médico tem cerca de 50 especialidades para seguir. Dentre as áreas, podemos citar a clínica médica, pediatria, cardiologia, oncologia, geriatria, psiquiatria, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e neurocirurgia.

O médico pode atuar em consultório próprio, hospitais e clínicas particulares, além da rede pública de saúde. Os concursos públicos também são fortes atrativos para os profissionais. A medicina possui importante papel na pesquisa e no ensino superior, onde os médicos podem optar por seguir carreira na docência, enquanto mestres e doutores.

ESTUDE MEDICINA NO UNINTA

O curso de Medicina do UNINTA foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em dezembro de 2018, com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil (PORTARIA N° 217, DE 13 de maio de 2019 – DOU 14 de maio de 2019). Isso porque, após rigorosa avaliação, todos os aspectos pedagógicos, estruturais, assim como o corpo docente receberam notas máximas sem arredondamentos em todas as dimensões. Na prática, isso significa que não há hoje no Brasil curso de medicina com nota de reconhecimento mais alta.

se mostraram altamente qualificados e preparados para oferecer excelente formação aos futuros médicos.

A instituição conta com 18 laboratórios e bibliotecas com conteúdos multidisciplinares e coleções específicas. O curso também tem forte atuação dos alunos em ligas acadêmicas e projetos, contribuindo para uma formação sólida além da sala de aula. O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Médicas (NUCIM) Dr. Thomaz Corrêa Aragão, estimula e apoia docentes e estudantes no desenvolvimento de atividades de iniciação científica.

Nos estágios, os futuros médicos têm a oportunidade de vivenciar a profissão nos Centros de Saúde da Família do Município de Sobral, no Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Hospital Regional Norte, na Policlínica de Sobral, na Rede de Serviços de Saúde de Fortaleza, composta de unidades próprias do município (como o Instituto Dr. José Frota e a Rede de Hospitais Frotinhas), além de hospitais estaduais.

Os estudantes podem contar ainda com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), que acompanha o desempenho e ajuda o aluno a alcançar um melhor rendimento acadêmico.

As metodologias de ensino ativas utilizadas no curso permitem que, a partir de problemas de saúde, o aluno possa recordar seus conhecimentos prévios, identificar novos conhecimentos necessários para a solução de problemas, estimular o raciocínio clínico e epidemiológico, bem como formular planos terapêuticos para pacientes, famílias e comunidades.

SOBRE O CURSO

Sobre o Curso

O Currículo do Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA será  centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas (unidades verticais de aprendizagem) e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a  inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o 1ª semestre (unidades horizontais de aprendizagem).

Os conteúdos das unidades horizontais de aprendizagem deverão ser abordados em pequenos grupos, sendo mediado por um preceptor/tutor. Nas unidades verticais de aprendizagem estudantes e preceptores utilizarão situações/casos de saúde/agravo/doença contextualizados para viabilizar a utilização do conhecimento adquirido previamente pelos estudantes, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e a compreensão epidemiológica dos fenômenos, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidados individuais e coletivos.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade, bem como em laboratórios de simulação, em atividades que serão desenvolvidas nas unidades horizontais de aprendizado (Atenção Primária à Saúde e Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais).

O Currículo estimulará nos estudantes o trabalho em pequenos grupos, o reconhecimento de suas necessidades de aprendizagem e utilização dos recursos necessários para sua formação e o estímulo à educação permanente. Neste contexto será também estimulado nos estudantes a adoção de valores como a responsabilidade, a ética e o espírito colaborativo.

Este cenário requer um processo de avaliação ativa, onde o componente objetivo deve estar fundamentado nos objetivos de aprendizagem trabalhados nos diferentes cenários de ensino – aprendizagem e o componente formativo considerado como fator determinante para o desenvolvimento da formação do estudante. O instrumento de avaliação compreenderá, também, elementos próprios da rotina dos serviços onde o estudante estiver inserido, sua capacidade de fazer e receber críticas e suas relações com pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.

O Currículo será ser dinâmico e acompanhará, bem como estimulará a evolução  do sistema local de saúde. Para tanto, contará com avaliação semestral (envolvendo discentes, docentes e gestores) que  deverá orientar as mudanças necessárias para  garantir a maior articulação e integração teórico/prática de disciplinas no contexto real da saúde.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA está, portanto, fundamentado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação médica de nosso país, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde e será desenvolvido numa região que conta com uma rede de serviços bem estruturada e com grande porte de investimentos na atenção a saúde.

Objetivo Geral do Bacharelado em Medicina

Formar o profissional generalista dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, capaz de atuar com eficiência e em equipe, comprometido com sua auto-aprendizagem e conhecedor da organização do sistema de saúde vigente no país.

Objetivos específicos

Possibilitar a formação integral do médico comprometimento com a realidade sócio-regional.

  • Formar um profissional apto a desempenhar as suas funções de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação e ser capaz de encarar a saúde de modo integral.
  • Enfatizar que o objetivo final da atuação do Profissional de Medicina é o “Homem”, com todos os seus valores, crenças e aspirações, com uma compreensão mais completa da complexibilidade do ser humano, bem como no entendimento integral do próprio papel do médico.
  • Propiciar maiores oportunidades de trabalho dos estudantes com os pacientes, em ambientes menos complexos e menos especializados (na própria casa dos familiares, nos postos de saúde, entre outros), para que eles possam aprender-fazendo.
  • Aproximar de maneira efetiva o Ensino de Graduação com os Serviços de Saúde da comunidade, na região de abrangência do UNINTA.
  • Oferecer oportunidades mais frequentes de aprendizado e de contacto com áreas mais específicas de conhecimento e de prática médica, por meio de atividades de pesquisa integrada ao ensino, envolvendo os Profissionais de Saúde dos serviços conveniados, professores, estudantes e comunidade.
  • Constituir-se de ambiente ideal para o desenvolvimento e a maturação das características pessoais positivas e de atitude de valores humanísticos adequados a uma profissão que lida, primordialmente, com problemas de pessoas/comunidades e que tenta resolvê-los pelo trabalho multidisciplinar e com equipe de multiprofissionais, tendo como beneficiários os indivíduos e a comunidade, promovendo a saúde de todos.
  • Transmitir aos estudantes os fundamentos das ciências biomédicas e psicossociais como base para a compreensão de Fisiopatologia, dos Diagnósticos e  do Tratamento das Principais Doenças, integrando os conteúdos básicos e profissionalizantes.
  • Proporcionar maior carga de trabalho em ambulatório, pela necessidade de se tomar decisões diagnósticas e terapêuticas, levando em conta a tendência de maior envolvimento com o paciente e o desenvolvimento do trabalho médico em equipes de multiprofissionais.
  • Vincular o ensino à Atenção Primária à Saúde, com atuação na Rede Básica de Saúde, a exemplo do que já fazem os Cursos de Fisioterapia e Enfermagem, ministrados pela Instituição, permitindo, com esta ênfase de caráter peculiar da experiência do ensino médico na comunidade, a reflexão aprofundada sobre o significado do trabalho médico.
  • Comportar-se eticamente frente à comunidade e ao paciente.
  • Saber lidar com a diversidade de comportamentos, de crenças e ideias, reconhecendo o direito dos pacientes.
  • Otimizar os recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos os seus aspectos.
  • Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças da criança, da gestante, do adulto e do idoso em critérios de prevalência, potencial mórbido e de eficácia da ação médica.
  • Promover estilos de vida saudáveis, mediante comunicação e ajuda a indivíduos e grupos de risco na proteção à saúde e prevenção de doenças físicas e mentais.
  • Saber lidar com as próprias frustrações e demonstrar atitude empática com o sofrimento.
  • Comunicar-se com a comunidade científica nacional internacional utilizando linguagem técnica.

O Profissional

O egresso do Curso de Bacharelado em Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) estará apto a exercer a profissão de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação, reconhecendo os determinantes do processo saúde-doença, sendo capaz de agir com desenvoltura na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na cura e reabilitação de pessoas.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA terá como meta a formação generalista sólida de seus estudantes e como missão primordial formar o médico dotado de visão geral dos problemas, doenças e agravos à saúde, como também contribuir para formar o cidadão, capaz de atuar de forma ética, com sólida formação humanista e consciente de suas responsabilidades sociais e compromisso com a cidadania, sendo, portanto, um profissional capaz de promover a saúde integral do ser humano e que será capaz de:

  • Dominar as habilidades necessárias para a comunicação com o paciente, seus familiares e profissionais da equipe de saúde, de modo a promover orientação para solução de problemas específicos e de educação para saúde.
  • Dominar, com proficiência, os métodos básicos aplicáveis ao exame físico e, estar capacitado para interpretar, com adequação, os seus achados, transformando-os em peças de informações úteis ao raciocínio clínico que subsidia a tomada de decisões relevantes do caso.
  • Atuar de maneira integrada à comunidade e em harmonia com os demais profissionais da saúde.
  • Agir de maneira ética e compreender os limites de sua atuação, respeitando os direitos dos pacientes e seus familiares.
  • Conhecer e atuar de maneira integrada com as políticas de saúde nacionais, do Estado do Ceará e da região de abrangência do INTA.
  • Diagnosticar e tratar os problemas, as doenças e os agravos prevalentes na sua região e no país.
  • Transmitir informações pertinentes ao paciente e seus familiares, de maneira a promover não só sua saúde e de sua família, mas também da comunidade.
  • Acompanhar uma gestação e detectar alterações e anormalidades gestacionais e conduzir um parto sem distócia.
  • Diagnosticar e tratar as principais urgências médicas da criança e do adulto, bem como encaminhar de maneira adequada os casos que necessitem de um centro de maior complexibilidade.
  • Agir em consonância com os preceitos que regem o Código de Ética Médica.
  • Utilizar a metodologia científica, os recursos de informática e saber ler criticamente um artigo técnico em língua inglesa.
  • Trabalhar em equipe, nos diferentes níveis de Atenção à Saúde.
  • Buscar seu aperfeiçoamento  constante, através da educação continuada e permanente, durante toda sua vida profissional.
  • Atuar com ética e ser consciente de sua responsabilidade como profissional e cidadão.
  • Informar e orientar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação de pessoas, usando técnicas adequadas de comunicação.
  • Conhecer as principais características do mercado de trabalho onde deverá se inserir, procurando atuar dentro dos padrões locais, considerando a política de saúde vigente.

Competências e Habilidades

a) Competências e Habilidades Gerais

  • Atenção à Saúde;
  • Tomada de decisões;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Administração e gerenciamento: formar profissionais aptos a fazer o gerenciamento e a administração de equipes, recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma em que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
  • Educação permanente.

b) Competências e Habilidades Especificas

  • Promover estilos de vida saudáveis, atuando como agente de transformação social.
  • Atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos primário e secundário.
  • Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares.
  • Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, cura e reabilitação de pessoas/comunidades, usando técnicas apropriadas de comunicação.
  • Realizar com paciência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico.
  • Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosócio-ambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução.
  • Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios sua prevalência e morbidade, bem como a eficácia da ação médica.
  • Reconhecer suas limitações e encaminhar adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral.
  • Otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos.
  • Exercer a Medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos fundamentados em evidências científicas.
  • Conhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • Realizar o atendimento inicial das urgências em todas as fases do ciclo biológico.
  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos.
  • Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde.
  • Cuidar da própria saúde física e mental.
  • Considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população.
  • Ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de planejamento em saúde.
  • Atuar em equipe multiprofissional.
  • Manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.
VAGAS PARA MONITORIAS
Informações
Duração: 6 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Projeto Pedagógico do Curso – PPC: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso

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