Pesquisar
Close this search box.

[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Medicina – Campus Sobral

[/vc_column_text][vc_tabs responsive=”false” container_bg_color=”#ffffff”][vc_tab title=”SOBRE A CARREIRA” tab_id=”1607429342-1-0″][vc_column_text]CONHEÇA A MEDICINA

A Medicina é a área da saúde responsável pela identificação, tratamento, cura e prevenção de doenças em humanos. Entre as atribuições de um médico estão os diagnósticos, exames clínicos, prescrição de medicamentos e a realização de procedimentos cirúrgicos em diferentes níveis de complexidade.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Profissional com uma das melhores remunerações do Brasil e alta taxa de empregabilidade, o médico tem cerca de 50 especialidades para seguir. Dentre as áreas, podemos citar a clínica médica, pediatria, cardiologia, oncologia, geriatria, psiquiatria, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e neurocirurgia.

O médico pode atuar em consultório próprio, hospitais e clínicas particulares, além da rede pública de saúde. Os concursos públicos também são fortes atrativos para os profissionais. A medicina possui importante papel na pesquisa e no ensino superior, onde os médicos podem optar por seguir carreira na docência, enquanto mestres e doutores.

ESTUDE MEDICINA NO UNINTA

O curso de Medicina do UNINTA foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em dezembro de 2018, com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil (PORTARIA N° 217, DE 13 de maio de 2019 – DOU 14 de maio de 2019). Isso porque, após rigorosa avaliação, todos os aspectos pedagógicos, estruturais, assim como o corpo docente receberam notas máximas sem arredondamentos em todas as dimensões. Na prática, isso significa que não há hoje no Brasil curso de medicina com nota de reconhecimento mais alta.

se mostraram altamente qualificados e preparados para oferecer excelente formação aos futuros médicos.

A instituição conta com 18 laboratórios e bibliotecas com conteúdos multidisciplinares e coleções específicas. O curso também tem forte atuação dos alunos em ligas acadêmicas e projetos, contribuindo para uma formação sólida além da sala de aula. O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Médicas (NUCIM) Dr. Thomaz Corrêa Aragão, estimula e apoia docentes e estudantes no desenvolvimento de atividades de iniciação científica.

Nos estágios, os futuros médicos têm a oportunidade de vivenciar a profissão nos Centros de Saúde da Família do Município de Sobral, no Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Hospital Regional Norte, na Policlínica de Sobral, na Rede de Serviços de Saúde de Fortaleza, composta de unidades próprias do município (como o Instituto Dr. José Frota e a Rede de Hospitais Frotinhas), além de hospitais estaduais.

Os estudantes podem contar ainda com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), que acompanha o desempenho e ajuda o aluno a alcançar um melhor rendimento acadêmico.

As metodologias de ensino ativas utilizadas no curso permitem que, a partir de problemas de saúde, o aluno possa recordar seus conhecimentos prévios, identificar novos conhecimentos necessários para a solução de problemas, estimular o raciocínio clínico e epidemiológico, bem como formular planos terapêuticos para pacientes, famílias e comunidades.[/vc_column_text][mk_padding_divider][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” size=”lg” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fvestibular.uninta.edu.br%2F||” el_class=”botao-vermelho”][/vc_tab][vc_tab title=”SOBRE O CURSO” tab_id=”1607429370077-1-6″][vc_column_text]

Sobre o Curso

O Currículo do Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA será  centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas (unidades verticais de aprendizagem) e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a  inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o 1ª semestre (unidades horizontais de aprendizagem).

Os conteúdos das unidades horizontais de aprendizagem deverão ser abordados em pequenos grupos, sendo mediado por um preceptor/tutor. Nas unidades verticais de aprendizagem estudantes e preceptores utilizarão situações/casos de saúde/agravo/doença contextualizados para viabilizar a utilização do conhecimento adquirido previamente pelos estudantes, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e a compreensão epidemiológica dos fenômenos, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidados individuais e coletivos.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade, bem como em laboratórios de simulação, em atividades que serão desenvolvidas nas unidades horizontais de aprendizado (Atenção Primária à Saúde e Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais).

O Currículo estimulará nos estudantes o trabalho em pequenos grupos, o reconhecimento de suas necessidades de aprendizagem e utilização dos recursos necessários para sua formação e o estímulo à educação permanente. Neste contexto será também estimulado nos estudantes a adoção de valores como a responsabilidade, a ética e o espírito colaborativo.

Este cenário requer um processo de avaliação ativa, onde o componente objetivo deve estar fundamentado nos objetivos de aprendizagem trabalhados nos diferentes cenários de ensino – aprendizagem e o componente formativo considerado como fator determinante para o desenvolvimento da formação do estudante. O instrumento de avaliação compreenderá, também, elementos próprios da rotina dos serviços onde o estudante estiver inserido, sua capacidade de fazer e receber críticas e suas relações com pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.

O Currículo será ser dinâmico e acompanhará, bem como estimulará a evolução  do sistema local de saúde. Para tanto, contará com avaliação semestral (envolvendo discentes, docentes e gestores) que  deverá orientar as mudanças necessárias para  garantir a maior articulação e integração teórico/prática de disciplinas no contexto real da saúde.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA está, portanto, fundamentado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação médica de nosso país, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde e será desenvolvido numa região que conta com uma rede de serviços bem estruturada e com grande porte de investimentos na atenção a saúde.

Objetivo Geral do Bacharelado em Medicina

Formar o profissional generalista dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, capaz de atuar com eficiência e em equipe, comprometido com sua auto-aprendizagem e conhecedor da organização do sistema de saúde vigente no país.

Objetivos específicos

Possibilitar a formação integral do médico comprometimento com a realidade sócio-regional.

[/vc_column_text][vc_column_text]

O Profissional

O egresso do Curso de Bacharelado em Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) estará apto a exercer a profissão de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação, reconhecendo os determinantes do processo saúde-doença, sendo capaz de agir com desenvoltura na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na cura e reabilitação de pessoas.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA terá como meta a formação generalista sólida de seus estudantes e como missão primordial formar o médico dotado de visão geral dos problemas, doenças e agravos à saúde, como também contribuir para formar o cidadão, capaz de atuar de forma ética, com sólida formação humanista e consciente de suas responsabilidades sociais e compromisso com a cidadania, sendo, portanto, um profissional capaz de promover a saúde integral do ser humano e que será capaz de:

[/vc_column_text][vc_column_text]

Competências e Habilidades

a) Competências e Habilidades Gerais

b) Competências e Habilidades Especificas

[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”VAGAS PARA MONITORIAS” tab_id=”1607429371007-2-6″][vc_row_inner is_fullwidth_content=”false” el_id=”monitorias”][vc_column_inner][vc_raw_js]JTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwalF1ZXJ5JTI4ZG9jdW1lbnQlMjkucmVhZHklMjhmdW5jdGlvbiUyOCUyOSU3QiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGNvZGN1cnNvJTIwJTNEJTIwJTI3TUVEJTI3JTNCJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwbW9zdHJhTW9uaXRvcmlhcyUyMCUzRCUyMHRydWUlM0IlMEElMjAlMjAlMjAlMjAlN0QlMjklM0IlMEElM0MlMkZzY3JpcHQlM0U=[/vc_raw_js][mk_icon_box2 icon_size=”48″ icon=”mk-moon-user” icon_color=”#b00f14″ title=”Total de vagas disponíveis” title_size=”15″ title_weight=”normal” title_bottom_padding=”5″ align=”left” el_class=”box-vagas”][/mk_icon_box2][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_tab][/vc_tabs][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]

Informações
Duração: 6 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Projeto Pedagógico do Curso – PPC: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

[/mk_table][mk_contact_info title=”Coordenação do Curso” email=”[email protected]” person=”Prof. Dr. Geison Lira”][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” link=”url:https%3A%2F%2Fvestibular.uninta.edu.br%2F||” el_class=”botao-vermelho”][vc_video title=”Conheça o UNINTA” link=”https://www.youtube.com/watch?v=cmlAau84nis”][/vc_column][/vc_row][vc_row fullwidth=”true” fullwidth_content=”false”][vc_column][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Acontece na Medicina

[/vc_column_text][mk_padding_divider][mk_blog style=”magazine” magazine_strcutre=”2″ grid_image_height=”370″ count=”4″ cat=”180″ disable_comments_share=”false” pagination=”false”][mk_padding_divider size=”30″][vc_btn title=”MAIS NOTÍCIAS” size=”sm” align=”center” el_class=”botao-vermelho” link=”url:https%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fsite%2Fcategoria%2Fmedicina-2%2F||”][mk_padding_divider size=”50″][/vc_column][/vc_row]

Fechar
modal