Pesquisar
Close this search box.

[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Jornalismo

[/vc_column_text][vc_tabs responsive=”false” container_bg_color=”#ffffff”][vc_tab title=”SOBRE A CARREIRA” tab_id=”1607366411-1-53″][vc_column_text]

CONHEÇA O JORNALISMO

O jornalista é um profissional da área de Comunicação, que tem a importante missão de levar informação para todos. Por isso, são características indispensáveis a seriedade e o compromisso com a apuração dos fatos. No jornalismo, há várias mídias como a televisão, o rádio, a internet, os jornais e as revistas, que geram diferentes oportunidades em diferentes cargos, além da assessoria de imprensa, muito presente no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os jornalistas podem atuar junto a emissoras de televisão, rádios, empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e do terceiro setor ou até mesmo empreender abrindo seus próprios negócios e trabalhando diretamente no setor de serviços, além das novas oportunidades que surgem com a constante evolução da internet e redes sociais.

As funções a serem exercidas nas mídias são diversas, desde a produção de notícias e conteúdos, redação, edição, supervisão, reportagem, assessoria, até a direção. O jornalista assume cada vez mais o papel de empreendedor, podendo criar e administrar sua própria agência ou escritório, com remuneração atrativa e geração de empregos.

ESTUDE JORNALISMO NO UNINTA

Desde os primeiros semestres, sob a supervisão de professores experientes na comunicação e na ação pedagógica, os futuros jornalistas deste curso autorizado com nota máxima pelo MEC vivenciam a prática no campo do Telejornalismo, por meio do projeto WebTV UNINTA; na área do radiojornalismo e podcast, através do programa Alô Universitário e do projeto Educomunicação: o Jornalismo na Escola; e no jornalismo online com a Agência JR de Comunicação. Os projetos desenvolvidos pelo curso podem ser acompanhados no site www.jornalismo.uninta.edu.br

O curso de Jornalismo do UNINTA proporciona aos estudantes uma formação completa, dispondo de uma infraestrutura com estúdios de rádio, fotografia e de televisão, além de laboratórios de informática.

GRADUAÇÃO E ALÉM

A empregabilidade é mais um ponto forte. Tendo em vista a grande variedade de atuação, os estudantes egressos do curso de Jornalismo do UNINTA conseguem se inserir no mercado de trabalho com tranquilidade. As disciplinas de estágio são uma importante ponte que conectam os estudantes do nosso Centro Universitário com o emprego na área. Por isso, para celebrar a entrada do estudante no campo de trabalho, o curso organiza um momento solene com a participação dos representantes das empresas, estudantes e seus familiares. Trata-se da Cerimônia do Blazer do curso de Jornalismo.

O Centro Universitário ainda oferece cursos de pós-graduação nas áreas de comunicação e gestão, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.[/vc_column_text][mk_padding_divider][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” size=”lg” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fvestibulares%2F||” el_class=”botao-vermelho”][/vc_tab][vc_tab title=”SOBRE O CURSO” tab_id=”1607366411-2-16″][vc_column_text]

Sobre o Curso

Curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem a preocupação de inserir seus estudantes em campos específicos do saber, propiciando a interdisciplinaridade e a articulação entre teoria e prática a partir de experiências nas disciplinas, que proporcionarão ao estudante uma visão global do conhecimento. O ensino em nossa Proposta Política Pedagógica deverá ser compreendido como o espaço da produção do conhecimento, por meio da investigação, onde os acadêmicos constroem, de forma colaborativa e autônoma, o processo de formação para que se possam compreender as relações sociais e os movimentos de diferentes realidades e, se possível e necessário, transformar tais realidades, buscando uma formação que articula Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Jornalismo do UNINTA tem por objetivo formar profissional generalista, humanista, crítico, ético e competente, para atuação na atividade jornalística, que desenvolva a comunicação como prática social, utilizando-se da reflexão teórica, da criatividade, do espírito crítico e humanista dentro do seu contexto local.

Objetivos Específicos

 

O Profissional

Este profissional tem como atribuição produzir noticias, para ser veiculadas por meio de comunicação . Alem de redigir textos, faz parte do seu cotidiano organizar pautas, editar matérias, planejar, executar coberturas jornalísticas, e realizar entrevistas, O trabalho deve ser orientado pela ética e pela pluralidade de pontos de vista, de forma de aprofundar os temas tratados e favorecer o debate publico.

 

Áreas de Atuação

O profissional pode atuar em vários campos da comunicação, como jornais, revistas impressos e online, radio, televisão, assessoria de imprensa, fotojornalismo, e com os novos artefatos tecnológicos como mídia social e blogueiros, dentre outros como por exemplo:

 

Habilidades e Competências

a) Competências gerais

b) Competências cognitivas

c) Competências pragmáticas

d) Competências comportamentais

 

Perfil do Egresso

A forte base em ciências da natureza, aliada a extensão e profundidade da formação em áreas complementares, torna o egresso do Centro Universitário Inta (UNINTA) um profissional capaz de conceber e desenvolver soluções criativas e inovadoras, por mais complexos e originais que sejam os desafios, tais como:

Considerando as bases conceituais que norteiam a concepção desta Instituição quanto às aptidões do egresso, espera-se que o mesmo tenha plenas condições de assumir o papel de agente transformador, eficaz e eficiente, no uso e divulgação dos seus conhecimentos, criando solução para os mais diferentes desafios.

A presença dos corredores de conhecimento possibilita ao egresso uma primeira Especialização em uma das áreas oferecidas, enquanto a obrigatoriedade de cursar as disciplinas eletivas nos últimos períodos do curso permite ao estudante ampliar seu horizonte de conhecimento. Este fato tanto motiva o egresso a seguir um programa de Pós-Graduação quanto permite a atuação mais especializada no mercado de trabalho.

O egresso terá também plenas condições de gerar novos conhecimentos, pela pesquisa e da experimentação, podendo assim, contribuir decisivamente para o desenvolvimento e ensino.

 

Mercado de trabalho

Para retratar os pequenos e grandes fatos do dia a dia, os jornalistas se dividem em diversas tarefas. Aqueles que optam por trabalhar em redações impressas ou de internet tem entre as tarefas mais comuns a de repórter, que busca as histórias e vai a campo apurar as informações, e a de editor, que decide como todas as reportagens da equipe serão expostas no veículo. Na televisão e no rádio, existe ainda a função de produtor, o profissional que propõe uma pauta e a produz, deixando o repórter encarregado do trabalho de ir a campo.

Cada editoria do veículo, como de noticiário político, internacional e de economia, conta com uma equipe de repórteres e um editor, que pode contar com editores assistentes para finalizar a criação das páginas. Na TV, os repórteres saem às ruas com os cinegrafistas e os técnicos de iluminação e som para garantir a captação das melhores imagens. Os veículos ainda têm equipes dedicadas à produção e edição de fotografias e profissionais de desenho e programação, que cria os infográficos, as tabelas e artes que ajudam a explicar os fatos aos leitores. Acima de toda a equipe estão o editor-chefe e o editor-executivo, responsáveis por manter a coesão do conteúdo e da linha editorial.

Muitos jornalistas também optam por seguir carreira como assessores de imprensa, profissionais que podem atuar tanto dentro da instituição em que trabalham, no departamento da comunicação, quanto em agências contratadas para prestar esse serviço a empresas e ONGs. Além de atender aos pedidos da imprensa, é função da assessoria sugerir pautas aos repórteres e aconselhar a direção das instituições sobre estratégias de comunicação e exposição na mídia, incluindo o ‘media training’, treinamento para que os porta-vozes da empresa utilizem as mesmas técnicas dos profissionais de televisão ao dar entrevistas, como linguagem corporal e uso da voz.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”VAGAS PARA MONITORIAS” tab_id=”1607368023066-2-9″][vc_row_inner is_fullwidth_content=”false” el_id=”monitorias”][vc_column_inner][vc_raw_js]JTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwalF1ZXJ5JTI4ZG9jdW1lbnQlMjkucmVhZHklMjhmdW5jdGlvbiUyOCUyOSU3QiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGNvZGN1cnNvJTIwJTNEJTIwJTI3Sk9STkFMSVNNTyUyNyUzQiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMG1vc3RyYU1vbml0b3JpYXMlMjAlM0QlMjB0cnVlJTNCJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTdEJTI5JTNCJTBBJTNDJTJGc2NyaXB0JTNF[/vc_raw_js][mk_icon_box2 icon_size=”48″ icon=”mk-moon-user” icon_color=”#b00f14″ title=”Total de vagas disponíveis” title_size=”15″ title_weight=”normal” title_bottom_padding=”5″ align=”left” el_class=”box-vagas”][/mk_icon_box2][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_tab][/vc_tabs][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]

Informações
Duração: 4 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Ementário de disciplinas: Download
Manual de estágio: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

[/mk_table][mk_contact_info title=”Coordenação do Curso” email=”[email protected]” person=”Prof. Me. José Augustiano Xavier dos Santos”][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” color=”pink” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fvestibulares%2F|title:Inscreva-se%20agora%20em%20nosso%20Processo%20Seletivo|” el_class=”botao-vermelho”][vc_video title=”Conheça o UNINTA” link=”https://www.youtube.com/watch?v=cmlAau84nis”][/vc_column][/vc_row][vc_row fullwidth=”true” fullwidth_content=”false”][vc_column][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Acontece no Jornalismo

[/vc_column_text][mk_padding_divider][mk_blog style=”magazine” magazine_strcutre=”2″ grid_image_height=”370″ count=”4″ cat=”191″ disable_comments_share=”false” pagination=”false”][mk_padding_divider size=”30″][vc_btn title=”MAIS NOTÍCIAS” size=”sm” align=”center” el_class=”botao-vermelho” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fsite%2Fjornalismo%2F||”][mk_padding_divider size=”50″][/vc_column][/vc_row]

Fechar
modal