“Cuidados com a Voz” é tema de palestra do curso Fonoaudiologia do UNINTA

Coordenado pela Prof. Me. Edine Dias Pimentel Gomes, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu na terça-feira, 12 de abril, uma palestra com o tema “Conhecendo a voz e seus cuidados”. O momento, voltado para todos os acadêmicos do curso, aconteceu no auditório Professora Eliana Aragão, no Complexo Odontológico do Campus Sobral.

O evento teve como convidados o otorrinolaringologista Dr. Ricardo Dias e a fonoaudióloga Dra. Patrícia Tavares. A data do evento foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Voz, que anualmente é celebrado no dia 16 de abril.

A Prof. Me. Edine Dias Pimentel Gomes comentou que o momento foi idealizado pela coordenação do curso para enriquecer o conhecimento dos acadêmicos acerca do assunto e resultou em um encontro rico em informações e troca de experiências com profissionais da área.

Sobre o dia Mundial da voz
O dia foi criado em 1999 e tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como favorecer a identificação de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida.

Sobre o curso de Fonoaudiologia do UNINTA
O curso tem duração de 4 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios.