Faculdade Uninta Itapipoca realiza colação de grau da primeira turma de Nutrição

Na noite do último dia 25 de agosto, a Faculdade Uninta Itapipoca realizou a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de bacharelado em Nutrição. O evento, que iniciou às 20h, no auditório da Instituição, consistiu na formatura de 32 alunos. O momento foi marcado por muita emoção e pelo sentimento de dever cumprido.

A solenidade iniciou-se com o cortejo acadêmico, tendo à frente o diretor geral da Faculdade Uninta Itapipoca, Professor Filipe Leão Ferro, acompanhado da Diretoria Administrativa, pró-reitores convidados, coordenadores e docentes. Na posição de presidente de mesa, o Prof. Filipe declarou aberta a sessão de outorga de grau dos concludentes.

Cortejo acadêmico. Foto: arquivo.

A palavra foi concedida à oradora discente Francisca Flaviane Cavalcante de Sousa, representante dos concludentes. Em seu discurso, a formanda recordou os primeiros passos dados no início da trajetória da primeira turma de Nutrição da Uninta Itapipoca: “Era 19 de março de 2018, pela porta de entrada do Bloco A, entraram aqui 32 sonhos, 32 objetivos, 32 alunos, buscando um futuro melhor”. A aluna citou ainda os docentes que marcaram a história da turma e finalizou o seu discurso desejando sucesso a todos. “Nem tudo será tão rápido como o passar dos anos na faculdade, mas será intenso e duradouro”, afirmou.

Oradora discente, Flaviane de Sousa. Foto: arquivo.

Em seguida o paraninfo da turma, Prof. Dr. Douglas Cursino dos Santos, ocupou a tribuna. O professor falou sobre a sua relação com a turma: “Confesso que a cada etapa ultrapassada o que mais me deixava feliz era a sensação de que podia contribuir, de alguma forma, para o crescimento de cada um de vocês. Tivemos momentos polêmicos, lúdicos, sérios, críticos, mas sempre dentro de um clima de respeito e de liberdade”. Explanou ainda sobre o significado de ser nutricionista: “Ser nutricionista é ter um olhar transdisciplinar no que tange a alimentação, possibilitando comunicações com diversas áreas do conhecimento”.

Paraninfo Prof. Dr. Douglas Cursino dos Santos. Foto: arquivo.

A palavra foi concedida ao orador docente, Prof. Esp. Francisco das Chagas Nascimento Neto, o qual proferiu palavras de agradecimento: “Quero agradecer a vocês por ter tido a oportunidade de conhecer e poder passar um pouco do que eu sei para cada um, e dizer que é imensa a satisfação de, hoje, representar o corpo docente nesta solenidade”. O professor concluiu a sua fala afirmando que todos os concludentes são vitoriosos por não terem desistido.

Prof. Esp. Francisco das Chagas Nascimento Neto. Foto: arquivo.

Em seguida foi o momento da coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Ma. Juliana Braga Rodrigues de Castro, ocupar a tribuna: “Como coordenadora do curso de Nutrição da Uninta, pude presenciar o esforço e a dedicação desempenhados até chegarmos ao dia de hoje. Dia este, que marca simbolicamente toda a trajetória de vocês. Zelar pelo nosso curso, foi um papel que tentei cumprir junto a todo o corpo docente, na busca por uma verdadeira revolução educacional e, hoje, estamos aqui com o sentimento de dever cumprido”, afirmou.

Coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Ma. Juliana Castro. Foto: arquivo.

O momento do juramento contou com a participação da representante do curso Mikaele Marques Souza, que proferiu o Juramento do Nutricionista, instituído pela Resolução CFN nº 126/1992, de 13 de outubro de 1992, com alteração do artigo 1º, por meio da Resolução CFN nº382/2006.

Concludente Mikaele Marques Souza. Foto: arquivo.

A entrega da Ata de Colação de Grau ao diretor Filipe Ferro, para aprovação e assinatura, foi feita pela coordenadora de Registro e Controle acadêmico, Maria Benta Ferreira. Feito isso, iniciou-se a outorga do grau.

Finalizando a cerimônia, foi concedida a palavra ao presidente da mesa, diretor da Faculdade Uninta Itapipoca, Professor Filipe Ferro, que em seu discurso enfatizou que a cerimônia, tratava-se da primeira colação de grau da Instituição. Lembrou aos alunos que não percorreram o caminho sozinhos: “Essa conquista não foi construída de um dia para o outro e, tão pouco, vocês, construíram sozinhos. Tudo isso foi feito ‘com muitas pedras e com muitas mãos’. Por isso, é um momento de grande alegria, diante de todas as dificuldades, conflitos e dedicação aos estudos, que cada um de vocês passou”.

Diretor Geral da Faculdade Uninta Itapipoca, Filipe Ferro. Foto: arquivo.

Ainda em seu momento de fala o diretor explanou: “Os momentos difíceis vocês superaram e transformaram as experiências em aprendizado. É assim que conseguimos crescer na vida, passo por passo, dia após dia. Vocês conseguiram um feito grandioso, pois vencer os difíceis obstáculos é algo glorificante”. Ainda como parte de seu discurso, o professor passou um vídeo com momentos marcantes da vida acadêmica na Uninta Itapipoca.

A solenidade foi declarada encerrada, momento em que os bacharéis utilizaram para fazer um registro fotográfico para a posteridade.

Foto: arquivo.

Estiveram presentes compondo a mesa de honra do evento: o diretor geral da Faculdade Uninta Itapipoca, Prof. Me. Filipe Ferro, a pró-reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Ma. Regina Maria Aguiar Alves, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rômulo Carlos Aguiar, a pró-reitora de Desenvolvimento Social, Prof. Ma. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Michelle Alves Vasconcelos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ellison Madeira, a coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Ma. Juliana Castro, a coordenadora institucional de pesquisa, Profa. Dra. Sinara Farias, o coordenador institucional de Extensão, Prof. Me. Mayron Soares, o coordenador de estágios, Prof. Esp. Francisco Chagas, o gestor Pedagógico, Prof. Dr. Douglas Cursino, a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Profa. Esp. Samylle Veras Ferro.

Mesa de honra da solenidade. Foto: arquivo.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:


 

Uma resposta

Deixe um comentário

Fechar
modal