Centro Universitário INTA (UNINTA) celebra convênio com Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos

Na manhã desta segunda-feira, 03 de abril, foi celebrado convênio com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. O convênio foi assinado por meio do Termo de Cooperação Técnico- Científica, visando promover a expansão das fronteiras do saber e do conhecimento.

Estiveram presentes na ocasião, a vice-reitora do Centro Universitário INTA (UNINTA) Profa. Lara Martins Spindola Rodrigues, a pró-reitora de Extensão e Responsabilidade Social (PRODERES) Profa. Ma. Regina Maria Aguiar Alves, o pró-reitor de Ensino de Graduação (PRODEG) Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, o diretor do campus Itapipoca, Prof. Filipe Leão Ferro, o coordenador do curso de Medicina do campus Itapipoca Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Júnior, o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes Filho, a professora titular de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC Maria Elisabete Amaral de Moraes.

De acordo com dados divulgados no portal da UFC, o NPDM é a primeira estrutura do Brasil a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos, desde a síntese da molécula, passando por testes com animais, até alcançar a etapa final de pesquisa com seres humanos. O NPDM é uma estrutura multidisciplinar com potencial para promover e executar estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos para atender a pesquisa pré-clínica e clínica necessária para o desenvolvimento de novos medicamentos na indústria e em consonância com as políticas e diretrizes definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC).

A estrutura do Núcleo é composta por 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas; estrutura hospitalar com 64 leitos, 14 ambulatórios, um consultório odontológico e uma enfermaria especial para testes de novos protocolos em câncer; 60 gabinetes individuais para pesquisadores, uma área administrativa e de apoio logístico; um Biotério, além de auditórios e refeitórios.

O Termo de Cooperação Técnico- Científica irá proporcionar a mútua cooperação entre as entidades convenentes, visando à realização de atividades de ensino e pesquisa.