Arquitetura UNINTA realiza cerimônia do capacete para 68 acadêmicos

O curso de Arquitetura do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu nos dias 18 e 19 de setembro, mais duas cerimônias do Capacete, contemplando 68 acadêmicos do sexto ao décimo semestre.
As cerimônias foram realizadas no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniram professores, familiares e convidados. Participaram dos eventos alunos das turmas 22/23N, 15N, 17N, 18N e 19N.
Como símbolo do início da futura carreira profissional, os alunos receberam dos seus padrinhos e madrinhas o capacete branco. Em seguida, prestaram o juramento do arquiteto, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão.
O acadêmico do 10º semestre, Gustavo Aguiar, comentou sobre a importância da cerimônia. “A cerimônia simbolizou as pequenas vitórias dentro do curso, que juntas vão moldando o estudante e criando o profissional que cada um deseja ser. Receber os capacetes simbolizou o início da nossa carreira profissional já nos estágios e em breve a caminhada com as próprias pernas. Pra mim que já estou no último semestre foi o momento de se reunir com os colegas, comemorar a caminhada até aqui e encorajar-se para o maior dos desafios, o fim do curso”.
A Cerimônia do Capacete é um momento simbólico em que os acadêmicos são chamados a refletir sobre responsabilidade, competência, comportamento, liderança, ética e segurança que se espera de todos os profissionais de Arquitetura e Urbanismo. A cerimônia também pretende reafirmar o compromisso com a aprendizagem e com as boas práticas relacionadas ao Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Equipamento de Proteção

O capacete é um elemento muito importante para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, por ser um equipamento de proteção individual (EPI) obrigatório em qualquer obra, e é utilizado para identificar a função de cada pessoa que trabalha na construção civil, assim como demonstra o comprometimento ético deste profissional com o seu trabalho.