Serviço Social realiza roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

O Curso de Serviço Social do UNINTA realizou, no fim do mês de setembro, uma roda de conversa sobre suicídio em alusão ao Setembro Amarelo. O momento contou com a participação de estudantes de diferentes instituições e foi conduzido pelo Prof. Me. Denilson Gomes, do Curso de Psicologia do UNINTA.

A coordenadora do Curso de Serviço Social, Profa. Nayara Machado, relatou que a proposta da roda de conversa adveio da constatação de que cada vez mais a comunidade acadêmica tem se preocupado com a saúde mental dos universitários e buscado estratégias de como acolher as pessoas em sofrimento. A busca de espaços de escuta tem sido apontada como uma possível saída para a ressignificação do espaço acadêmico e para o enfrentamento do adoecimento psíquico dos estudantes universitários em todo o mundo.

De acordo com a Profa. Francisca Lopes de Souza, idealizadora do momento, o objetivo foi disseminar informações sobre medidas preventivas, discutir mitos e tabus acerca do suicídio e estreitar laços e afetos entre os estudantes, criando uma rede de apoio. A atividade também apontou para a necessidade de se pensar políticas internas de promoção à saúde mental dos acadêmicos, como o projeto Escuta(dor), que será retomado ainda este semestre.

Estiveram presentes no evento estudantes de instituições como UNOPAR, Faculdade Luciano Feijão e Faculdade Alencarina (FAL).