Jornalismo inicia Projeto Educomunicação com estudantes de colégio estadual

O Curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) iniciou, na última quarta-feira (19), o Projeto Educomunicação, desenvolvido para 50 estudantes de ensino médio da Escola de Tempo Integral Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, em Sobral. Oficinas serão ministradas duas vezes por semana por docentes do UNINTA.

A coordenadora do Curso de Jornalismo, Profa. Ma. Liliane Luz Alves, explica que objetivo do projeto é ultrapassar os muros da universidade e levar para a sociedade uma contribuição na aprendizagem. “Teremos várias oficinas, para que os estudantes possam pensar em como a melhoria da Comunicação pode nos tornar pessoas melhores e o mundo melhor também.”

A docente também cita as oficinas que serão ofertadas. “Teremos oficinas sobre Como se portar nas redes sociais, Cultura Contemporânea, Fotografia, Fanzine, Comunicação Comunitária, Web Tv e Leitura e Escrita, além de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”.

Para o Diretor da escola, Prof. Thyago Teixeira, o projeto abrangerá diferentes características da Comunicação. “O que nós entendemos hoje como ampliar o conceito de aprendizagem é ampliar não só o acesso à educação, mas também proporcionar uma educação de parcerias. Um projeto como esse é mais um link que a escola estabelece com o meio. Quando falamos em Jornalismo, falamos do que é notícia, do sensacionalismo, do que é atual, do que é fake news e, ao mesmo tempo, assuntos pedagógicos como escrita, capacidade argumentativa, a ética, aliar informação e opinião”, explica.

Estiveram presentes no evento de inauguração do projeto a coordenadora do Curso de Jornalismo, Profa. Liliane Luz, a Pró-Reitora, Profa. Esp. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, e os docentes Me. Michel Renan, Ma. Gisleuda Gabriel, Me. Augustiano Xavier, Dra. Ana Karla Dubiela e Ma. Nice Bonnet.