O Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA) oferece aulas de Hatha Yoga, ministradas pela Profa. Andreia Pagani. O serviço, que acontece às quintas-feiras, entre 16h30 e 18h, é gratuito e aberto à comunidade.

De acordo com a professora responsável, Andreia Pagani, “a yoga é um sistema complexo de cuidado, na qual as posturas e respirações específicas são um ponto de partida para um caminho interior, de meditação e auto-aperfeiçoamento da saúde do ser humano como um todo. Este ‘ponto de partida’ físico é uma conexão entre as culturas milenares da Índia e o imediatismo em que vivemos, pois é muito fácil perceber a vibratilidade, a força e a flexibilidade que aliadas a uma dieta naturista produzem uma forma corporal saudável e transmite paz e felicidade incomuns”, explica.

Atualmente a yoga é reconhecida pelo SUS como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) e aceita como terapêutica na prevenção e na recuperação da saúde a partir de uma tecnologia natural, de escuta acolhedora e desenvolvimento de um vínculo terapêutico que integra o ser humano, o ambiente e a sociedade.