Enfermagem do UNINTA realizou Cerimônia do Jaleco da Turma 46

Enfermagem UNINTA realizou Cerimônia do Jaleco da Turma 46

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pelo Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes, realizou na noite de quarta-feira (18) a Cerimônia do Jaleco que contemplou os acadêmicos da turma 46. O momento reuniu estudantes, seus familiares e docentes da instituição para a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio e, a entrega do jaleco, que simboliza o início de uma nova fase durante a graduação.

Para a Pró-Reitora de Carreiras da Saúde, Prof. Ma. Michelle Alves, a cerimônia existe para solenizar a passagem entre a teoria e prática. “Esse evento é marcado pela transição em que os estudantes estão saindo da sala de aula e dando início ao contato com a comunidade. E a cerimônia se faz mais importante pela presença dos familiares, pois sabemos que um dos nossos desafios, enquanto centro universitário, é formar cidadãos e só com a ajuda da família é que conseguimos desenvolver essa formação”, colocou a Pró-Reitora.

O coordenador, Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes, comentou sobre o significado do evento. “A cerimônia é o momento onde o estudante deixa de ser aquele que se limita a sala de aula e coloca em prática toda a teoria adquirida durante os primeiros quatro semestres. Então, é o momento em que começa a vivenciar a real atuação do enfermeiro na sociedade, por isso é algo que precisa ser celebrado e compartilhado com a família e assim é simbolizado com a entrega do jaleco do padrinho ao acadêmico”, declarou.

De acordo com a estudante, Edilane Aguiar Lima, o apoio da família é essencial para celebrar a nova fase. “A entrega do jaleco é a celebração do nosso amadurecimento, enquanto acadêmicos de enfermagem. A partir de hoje nós iremos para as vivências práticas, ter o contato direto com o paciente e com essa experiência podermos nos tornar excelentes profissionais. E é com o apoio da nossa família que iremos conseguir vencer todo esse período de estágio”.