Direito UNINTA recebeu Júri Real

Na última quinta-feira (14) o Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu uma ação do Tribunal do Júri da comarca de Sobral, a Semana Estadual do Júri. Foram realizados no auditório da instituição dois julgamentos de casos reais, que puderam ser acompanhados por discentes do Curso de Direito e colaboradores.

Para o juiz Dr. Cavalcante Neto, titular da 1ª Vara Criminal de Sobral e Presidente do Tribunal do Júri, a experiência busca levar o trabalho realizado no Fórum para a comunidade e proporciona aos estudantes um momento de aprendizado. “Eles podem ver acontecer na prática o que eles veem em sala de aula, como o promotor constrói o seu discurso para levar aos jurados a mensagem que ele quer passar, como a defesa constrói a sua tese e tenta rebater os argumentos que o promotor acabou de usar e, a partir desse confronto de ideias, sair uma decisão.”

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do UNINTA, Dra. Fernanda Maria Afonso Carneiro, a atividade é muito importante para a formação dos estudantes e proporciona a chance de compor o júri em outros julgamentos. “O júri real dentro do UNINTA foi um momento de aprendizado para nossos estudantes, que ainda tiveram a oportunidade de se inscrever para a vaga de jurados em outros processos. Esta é uma ação agregadora para quem almeja a carreira de servidor público, já que a participação em um júri conta pontos para os candidatos”, declarou.