Pesquisar
Close this search box.
Acadêmico do UNINTA cria software de Gestão do Cuidado às Crianças em Unidade Pediátrica

Acadêmico do UNINTA cria software de Gestão do Cuidado às Crianças em Unidade Pediátrica

Tendo como ponto de partida a necessidade de elaborar um instrumento que promovesse a segurança das crianças durante a permanência em unidade pediátrica, o acadêmico João Victor Lira Dourado, do Curso de Enfermagem do Centro Universitário INTA (UNINTA), sob orientação da Profa. Me. Francisca Alanny Rocha Aguiar, elaborou um projeto de pesquisa direcionado a implantação de uma tecnologia para a gestão do cuidado às crianças em unidade pediátrica. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi o hospital escolhido para o início da pesquisa.

O estudante, que faz parte do Grupo de Pesquisa Promoção e Educação em Saúde de Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (GRUPPESPEV) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), explica que buscou desenvolver um software que também auxiliasse e facilitasse os profissionais de enfermagem no desenvolvimento de uma assistência efetiva, a partir das necessidades dos pacientes.

“O emprego do software no serviço de saúde funcionará como um sistema de subsídio inteligente que auxiliará na tomada de decisões clínicas, facilitando o gerenciamento das informações, organização e servindo de base para o cuidado. Como também poderá tornar a ferramenta colaborativa para melhoria dos processos na busca da excelência pelo cuidado, favorecendo a acreditação da qualidade da assistência e da instituição hospitalar”, explica Victor Dourado.

A Profa. Alanny Rocha também elenca as dificuldades assistenciais e gerenciais decorrentes da falta de instrumentos específicos no ambiente hospitalar, bem como da grande demanda de atividades a serem realizadas pelos profissionais de enfermagem em campo de atuação. Desta forma, o instrumento elaborado, por constituir-se em um recurso leve, de fácil acesso e eletrônico, facilitará e qualificará os profissionais do serviço na prestação de uma assistência de qualidade e eficiente, proporcionando cuidados humanizados, conforto e segurança ao paciente, bem como minimizando ou erradicando desconfortos, acidentes e eventos adversos decorrentes da permanência hospitalar.

Sobre a pesquisa ser direcionada as crianças, a Professora Alanny rocha explica que a fragilidade das crianças em relação ao ambiente hospitalar foi uma das razões para a delimitação do estudo. “As crianças estão inseridas em um grupo vulnerável as patologias e à hospitalização, deste modo, compreende-se a necessidade de um acompanhamento longitudinal na unidade hospitalar, na perspectiva de atender peculiaridades biológicas e psicossociais, bem como minimizar situações de risco que possam agravar seu estado de saúde”, coloca.

Para a concretização do estudo, a pesquisa contará com a colaboração de outros pesquisadores como a do acadêmico do curso de Enfermagem do UNINTA, Francisco Antonio Carneiro Araújo, a docente do UNINTA, Profa. Me. Amélia Romana Almeida Torres, e a enfermeira da unidade pediátrica da SCMS, Camila Rodrigues Lopes França. A primeira fase do projeto de pesquisa configurou-se na construção do software a partir de sete etapas. O levantamento de requisitos; Análise de requisitos; Especificação de requisitos; Projeto do software; Implementação ou codificação; Testes do software e por último a manutenção do software, que será financiada pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio do Edital nº 02/2017.

Fechar
modal