Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia do Centro Universitário INTA em Gestão de Segurança Privada tem por objetivo a formação qualificada de profissionais para gerir empresas e áreas de segurança patrimonial interna ou terceirizada. Por meio dos conhecimentos adquiridos nas atividades teórico-práticas e habilitado para a ampla compreensão dos princípios gerais e dos fundamentos que norteiam a gestão empresarial dos recursos humanos e materiais envolvidos, o egresso estará apto para análise, planejamento, execução e controle das operações de segurança.

 

Objetivos

Desenvolver competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico, formando tecnólogos com excelência em suas áreas especifica.

 

Área de Atuação

O Curso Tecnológico de nível superior forma profissionais em áreas específicas de atuação em diversas áreas. O Tecnólogo concilia, então, as competências técnicas do setor produtivo com o conhecimento do ensino superior, sendo o profissional mais requisitado em várias áreas de atuação.

 

O Profissional

O Tecnólogo especializado essencialmente em segurança patrimonial e pessoal.  Ele é preparado para identificar e analisar riscos de segurança e definir as diretrizes de ação de prevenção. Planeja, opera e controla tudo o que se relaciona à proteção de uma organização ou indivíduo. Seu campo de atuação está nas empresas de segurança, de transportes de valores e de escolta, na proteção do patrimônio e das instalações de indústrias, shopping centers e organizações em geral. Pode atuar, ainda, em transportadoras que utilizam, principalmente, o transporte rodoviário. As áreas específicas de atuação: Perícia, Segurança empresarial, Segurança patrimonial, Segurança privada.

 

Perfil do Egresso

É um profissional que se caracteriza pela formação especializada, com estudos específicos, profundos, focados e direcionados à área de atuação profissional, com competências gerais e específicas, permitindo ao graduado, a carreira profissional nos setores produtivo ou acadêmico com a continuidade de sua formação em pós-graduação.

 

Mercado de Trabalho

O tecnólogo já conquistou a sua parcela significativa no mercado de trabalho, sendo o mais requisitado em várias áreas de atuação, com as experiências de aulas em laboratório de excelência.

 

Competências e Habilidades

  • Prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas;
  • Visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea;
  • Formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas;
  • Domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública;
  • Compreensão das teorias e abordagens sócio psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias;
  • Habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.
  • Atuar nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública; atuar como gestor de segurança em grandes eventos.
  • Na dimensão de segurança informacional, patrimonial e de pessoas, o tecnólogo em Segurança desenvolve competências no planejamento, implementação e gestão, projetos e atividades relacionados a:
  • inteligência (e contra inteligência) privada/empresarial e concorrencial, em sua conexão às inteligências de segurança pública, de meio ambiente, e estratégica de segurança e desenvolvimento nacional;
  • tecnologias da informação voltadas para segurança do ativo informacional;
  • segurança orgânica e patrimonial;
Informações
Duração: 2 anos e 6 meses
Tipo de curso: Tecnológico
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Monitorias: Vagas disponíveis