Sobre o Curso

O Curso Superior de  Tecnologia do Centro Universitário INTA em Gastronomia prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares.

 

Objetivos

Desenvolver competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico, formando tecnólogos com excelência em suas áreas especifica.

 

Área de Atuação

O Curso Tecnológico de nível superior forma profissionais em áreas específicas de atuação em diversas áreas. O Tecnólogo concilia, então, as competências técnicas do setor produtivo com o conhecimento do ensino superior, sendo o profissional mais requisitado em várias áreas de atuação.

 

O Profissional

O Tecnólogo em Gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. O campo de atuação é amplo: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (que fornecem refeições para companhias aéreas ou eventos), podendo se tornar um grande chefe aos mais requisitados restaurante e redes hoteleira.

 

Perfil do Egresso

É um profissional que se caracteriza pela formação especializada, com estudos específicos, profundos, focados e direcionados à área de atuação profissional, com competências gerais e específicas, permitindo ao graduado, a carreira profissional nos setores produtivo ou acadêmico com a continuidade de sua formação em pós-graduação.

 

Mercado de Trabalho

O tecnólogo já conquistou a sua parcela significativa no mercado de trabalho, sendo o mais requisitado em várias áreas de atuação, com as experiências de aulas em laboratório de excelência.

 

Competências e Habilidades

  • Desenvolver competências em gastronomia e hospitalidade nos alunos, tornando-os aptos a conhecer os fundamentos dos serviços de gastronomia;
  • Aprimorar a competência de negócios em gastronomia e hospitalidade, permitindo a compreensão e o inter-relacionamento das diversas funções gerenciais que suportam a área;
  • Contribuir para o desenvolvimento de práticas e habilidades, valendo-se, sobretudo, de disciplinas de cunho prático relacionadas aos diversos tipos de cozinha necessários a formação de gestores do ramo de alimentos e bebidas.
  • Planejar: instalações físicas, produção de alimentos, cardápios, resíduos sólidos e líquidos, eventos e controles;
  • Gerenciar: recursos materiais e humanos;
  • Operacionalizar: identificação e classificação de mercadorias, métodos e técnicas culinárias, utilização de equipamentos, boas práticas de manipulação e conservação, aplicação adequada da tipologia dos serviços, aplicação da legislação;
  • Supervisionar: serviços, compras, estoques, materiais, manutenção e pessoal.
Informações
Duração: 2 anos e 6 meses
Tipo de curso: Tecnológico
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Monitorias: Vagas disponíveis